Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Respostas.

      Andei recebendo dúvidas sobre a Mielomeningocele, e percebi que muita gente sabe pouca coisa sobre o assunto, e de repente tem parentes que também a portam. Bom, primeiro, eu devo dizer que fico muito feliz em poder ajudar. E também, tudo servirá como forma de agradecimento, pois, eu mesma era bastante desinformada sobre isso.
      Bom, enviaram dúvidas sobre o button e fisioterapia. O button, para quem leu a postagem escrita no começo desse blog, é uma sonda de gastrostomia. Eu a uso especificamente para o sistema urinário. Ele tem se mostrado bastante eficaz para o controle da bexiga.
      Mas há observações a serem levadas em conta: Como o button é feito de um material orgânico, e sendo assim, biodegradável, ele envelhece depois de um tempo, tornando necessária, sua troca de 4 em 4 meses. No meu caso, já que o plano de saúde é aquele made in governo, eu tenho de trocá-lo de 6 em 6 meses por conta da burocracia que rola nele,sabe?
       E não pára por aí. Tem também o fato de que ele precisa ser monitorado. Caso a pessoa não tenha uma certa sensibilidade na bexiga e não sinta o aperto, ela deve ter, então, o controle do tempo de esvaziamento da bexiga. Eu sinto. Mas a questão, é que minha bexiga já está acostumada a ser esvaziada de 3 em 3 horas, então, nesse espaço de tempo, eu sinto aperto. Quem sente, deve encontrar o intervalo que se encaixe melhor de acordo com o sentimento de aperto. E quem não sente, deve impor um intervalo de acordo com a primeira retirada, por exemplo. Tem de ser de acordo com o tempo.
       Você tem de levar em conta também, que o button não é totalmente indicado para todos os casos. Eu já passei por várias intervenções cirúrgicas relacionadas à bexiga. E para mim, a solução veio a calhar muito bem. Mas ouvi palavras de meu médico, que em um caso de a lesão da mielomeningocele estar mais alta, como a pessoa não tem movimentos das pernas e o tronco mais achatado, o button não pode ser uma solução válida, infelizmente, por conta da bexiga se encotrar comprimida. Por essas razões, é mais adequado que você consulte seu médico.
       A fisioterapia varia de paciente. É provável que não sejam colocados os mesmos exercícios que foram colocados para mim. Realmente, tudo é de acordo com as necessidades do paciente, coisa que varia. Portanto, o que eu posso dizer, é para que você procure orientação de profissionais para retirar mais amplamente suas dúvidas. E posso aconselhar também, para que tome alguns cuidados básicos para o aumento da sua qualidade de vida. São eles: Diminua o tempo de estar sentado. Evitará muitos danos na pele e também coluna, joelhos, enfim. Evite escaras na pele, e provavelmente o paciente tem curvaturas na coluna.  Evite acentuá-las. E quanto aos joelhos, o cuidado é o mesmo, evite acentuar a deformidade dos joelhos, caso tenha.
     
     Para mais informações, leia a postagem anterior sobre isso. Essa de hoje é um complemento para quem quiser melhorar a qualidade de vida e retirar dúvidas. Então, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário