Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mergulhos

        É engraçado como nas horas mais inusitadas possíveis, eu tenho insights sobre a vida e o que me cerca. No Dia dos Pais saí com minha mãe para um show da banda local Top Gun - muito boa, aliás!- e uns trinta minutos antes do show, fiquei ali, ao lado dela olhando o movimento das pessoas.
       Todos aqueles rostos desconhecidos, com expressões em geral cansadas, desgastadas pelas pressões da vida moderna... Todos se contentam muito facilmente  com o que acontece com eles. Poucos questionam o fato da possibilidade de tomar as rédeas da própria vida.
       Mas não é sobre isso exatamente que vim falar. As pessoas, na verdade estão perdendo tudo aquilo que as fazem parte de uma comunidade e poucos ainda preservam o bom senso de se colocar no lugar do próximo. Todo mundo hoje em dia, principalmente nesses períodos em que as pessoas resolvem reivindicar seus direitos, tomados pela raiva, passam a usar da violência para alcançar tal objetivo.
       Não, ninguém está feliz com a situação na qual estamos vivendo agora. Mas nada disso justifica tamanha falta de vergonha - Sim, porque é isso o que é. - fazendo com que as pessoas firam a dignidade do próximo. A verdade é que todo mundo gosta de mostrar o que tem de errado no mundo por conta da carência de cuidado e atenção, assim como as coisas que acontecem na África, por exemplo. Todos são bons samaritanos nas redes sociais, em petições que visam os Direitos Humanos e/ou de animais, mas quando se trata dos próprios benefícios cidadãos, isso tudo deixa de existir.
       Fiquei extremamente assustada com a quantidade de pessoas pedindo a morte de outra nas manifestações, falando que sonegação é defesa, ou até mesmo praticamente desejando uma segunda ditadura militar.
      O fato é que as pessoas precisam mergulhar mais, olhar em volta, e se perguntar se é realmente correto agir contra a integridade e dignidade humana dessa forma. E que o sistema educacional deveria prezar muito mais, mas muito mesmo pela Filosofia nas escolas, porque o que tem de gente que  "tem pensamento político" sem um pingo de capacidade de reflexão não é brincadeira.

P.S: Só não coloquei imagens e vídeos dos piores momentos e cartazes da manifestação porque minha internet é sofrível. Mas provavelmente todos já viram o que tinha para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário